sábado, 8 de outubro de 2011

Árvore Genealógica da família Ferreira da Fonseca

Ferreira da Fonseca:

ANTÔNIO MARTINS: nascido em 1570, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Não se possui ainda dados quanto ao nome de pais e data de nascimento. Antônio morreu em 27 de outubro de 1624, com aproximadamente 54 anos, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Sabe-se também que ele se casou duas vezes, sendo que a primeira não possuímos dados referentes a ela e a segunda esposa é Catarina Ferreira.
CATARINA FERREIRA (Mulher de Antônio) nascida em 1580, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal, filha de JOÃO FERNANDES¹ e CATARINA FERNANDES² ³. Catarina morreu em 11 de janeiro de 1651, com aproximadamente 70 anos, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
¹nascido em 1525. Não se tem mais informações referentes a falecimento.  
²nascida em 1530. Tal como seu esposo, João Fernandes, não se sabe nada a seu respeito. 
³João Fernandes casou-se com Catarina Fernandes. Tiveram uma filha, de que temos conhecimento: Catarina Ferreira em 1580.
Antônio Martins, com aproximadamente 29 anos, casou-se com Catarina Ferreira, com aproximadamente 19 anos, em 14 de maio de 1600 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram sete filhos:
  1. André Fernandes, nascido em 1598, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. André morreu em 17 de fevereiro de 1682, com aproximadamente 83 anos.
  2. João Ferreira, nascido em 29 de junho de 1604, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  3. Manoel, nascido em 21 de maio de 1606, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  4. Domingos Ferreira, nascido em 10 de fevereiro de 1608, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  5. Catarina Martins Ferreira, nascida em 17 de janeiro de 1610, em Santa Bárbara, Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.
  6. Mateus, nascido em 29 de setembro de 1615, não se sabe o local.

ANCESO FERREIRA (Filho de Antônio) sem mais informações.
MARIA MARTINS (Nora de Antônio) filha de ROQUE MARTINS BALIEIRO e ISABEL DIAS¹. Também sem informações.


¹Roque Martins Balieiro casou-se com Isabel Dias. Tiveram uma filha que conhecemos , Maria Martins.
Anceso Ferreira casou-se com Maria Martins em 13 de janeiro de 1641 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram três filhos:
Antônio Ferreira Belleriques, nascido em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Antônio era Sapateiro.
Manoel Ferreira Belleriques.

JOÃO FERREIRA BELLERIQUI (Filho de Anceso) nascido em 25 de agosto de 1653, em Açores, Portugal, filho de Anceso Ferreira e Maria Martins.
CATHARINA DIAS DA FONSECA (Nora de Anceso) nascida em 5 de março de 1662, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.João Ferreira Belleriqui, com 26 anos, casou-se com Catharina Dias da Fonseca, com 18 anos, em 6 de maio de 1680 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram três filhos:
  1. Francisco Ferreira Belleriqui
  2. João Vieira da Fonseca

JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira Belleriqui) nascido em 2 de setembro de 1691, em Angra do Herísmo, Açores, Portugal, filho de João Ferreira Belleriqui e Catharina Dias da Fonseca. Entre 1691 e 1759, com aproximadamente 33 anos, imigrado para Provavelmente, Itaverava, Brasil. João morreu em 1759, com aproximadamente 67 anos, em (Itaverava).
Possuia o título de Capitão.

MARIA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira Belleriqui) nascida em 11 de agosto de 1715, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal, filha de ANTÔNIO COELHO VALADÃO¹ e MARGARIDA DE SÃO JOÃO².


¹nascido em Ilha Terceira, Açores, Portugal.

²Antônio Coelho Valadão casou-se com Margarida de São João. Tiveram uma filha que conhecemos, Maria da Conceição em 1715.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Maria da Conceição. Tiveram três filhos:
  1. Ursula da Conceição, nascida em 28 de novembro de 1732 filha de João Ferreira da Fonseca e Maria da Conceição. Ursula morreu em 25 de janeiro de 1816, com 83 anos.
  2. Ana Josefa do Sacramento, nascida em Itaverava.
JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), nascido em Itaverava filho de João Ferreira da Fonseca e Mariada Conceição.
ANNA JACINTA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca), nascida em 12 de dezembro de 1746, em Congonhas, filha de FRANCISCO BORGES REGO e LUÍZA INÁCIA. Foi gravada no census em 1831, com aproximadamente 84 anos, em Olhos D'água.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Anna Jacinta da Conceição, com 12 anos, em 1 de outubro de 1759 em Entre Rios de Minas (Brumado). Tiveram sete filhos:
  1. Gonçalo Ferreira da Fonseca, nascido em 1772, em Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição. Gonçalo era Padre. Deixou um testamento, cujo testamenteiro foi seu sobrinho, o também padre Francisco Ferreira da Fonseca. Na época de seu testamento, ele já contava com 85 anos de idade.
  2. João Ferreira da Fonseca, que morreu em 24 de setembro de 1818.
  3. Francisco Ferreira da Fonseca.
  4. Eduardo Ferreira da Fonseca em 1780.
  5. Bernardina.
Nessa família, caro leitor, devemos nos ater ao fato de que em nossa genealogia é-nos interessante nos ater à dois filhos de João Ferreira da Fonseca, Damaso Ferreira da Fonseca (pai de Rita de Cássia) e Felisberto Ferreira da Fonseca (pai de João Ferreira da Fonseca). Então, Damaso Ferreira da Fonseca e Felisberto Ferreira da Fonseca, ambos filhos de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição, são dois irmãos. João Ferreira da Fonseca (filho do Felisberto Ferreira da Fonseca) e Rita de Cássia (filha do Damaso Ferreira da Fonseca) são primos em primeiro grau por parte de pai.

DAMASO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição.
JOSEFA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca), nascida em Entre Rios de Minas, Brasil filha de MANOEL DA COSTA RIBEIRO e FELÍCIA JACINTA DA CONCEIÇÃO.
Deixou seu testamento em 1870, sendo testamenteiro seu filho, o padre Francisco Ferreira da Fonseca, que também já tinha sido o testamenteiro do padre Gonçalo Ferreira da Fonseca, seu tio.
Damaso Ferreira da Fonseca casou-se com Josefa Joaquina da Conceição. Tiveram quatro filhos:
  1. Francisco Ferreira da Fonseca, padre e testamenteiro de seu tio Gonçalo Ferreira da Fonseca e sua mãe Josefa Joaquina da Conceição.
  2. Damaso Ferreira da Fonseca
  3. Maria Romana
  4. Rita de Cássia, que se casou com o alferes João Ferreira da Fonseca, filho de Felisberto Ferreira da Fonseca, irmão de seu pai, Damaso Ferreira da Fonseca.
FELISBERTO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), nascido em 1775, em Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição. Felisberto morreu em 8 de maio de 1880, com aproximadamente 104 anos, em Bom Sucesso, Minas Gerais, Brasil.
Felisberto Ferreira da Fonseca faleceu em 08 de Maio de 1880 em Bom Sucesso, segundo anotações de Sabino Francisco de Barros. Segundo inventário ele faleceu em 1861.
JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca) nascida em Barbacena, Minas Gerais, Brasil filhade FRANCISCO RIBEIRO NUNES¹ e JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO². Joana morreu em 17 de maio de 1865 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil.
¹nascido em Pena Fiel, Porto, Portugal. Francisco morreu em 22 de junho de 1806 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil.
²nascida em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Joana morreu em 29 de setembro de 1820.
Felisberto Ferreira da Fonseca, com aproximadamente 28 anos, casou-se com Joana Maria da Conceição em 12 de junho de 1804 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Tiveram doze filhos:
  1. Ritta Desconhecido em 1805
  2. José Desconhecido em 1807
  3. Marianna Desconhecido em 1809
  4. Manoel Desconhecido em 1810
  5. Eufrásia Joaquina da Conceição em 1818
  6. Maria Tereza de Jesus em 1819
  7. Anna Jacinta da Conceição em 1822
  8. Maria do Carmo de Jesus em 1824
  9. Joaquina Clara de Jesus em 1825
  10. Luíza Maria de Jesus, nascida em 9 de dezembro de 1829. Luíza morreu em 15 de fevereiro de 1910, com 80 anos.
  11. Francisco Ferreira da Fonseca, nascido em 9 de novembro de 1832.
JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de Felisberto Ferreira da Fonseca) nascido em 12 de julho de 1812, em Prados, filho de Felisberto Ferreira da Fonseca e Joana Maria da Conceição.
RITA DE CÁSSIA (Filha de Damaso Ferreira da Fonseca) nascida filha de Damaso Ferreira da Fonseca e Josefa Joaquina da Conceição.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Rita de Cássia. Tiveram um filho, que os arquivos nos permitiram catalogar.

ILYDIO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca) nascido filho de João Ferreira da Fonseca e Rita de Cássia.
MARIA LYA DA ASSUMPÇÃO (DE CÁSSIA), da qual só possuímos o nome.

Ilydio Ferreira da Fonseca casou-se com Maria Lya da Assumpção. Tiveram sete filhos:
  1. João Ferreira da Fonseca, nascido em 8 de maio de 1870, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  2. Ildefonso Ferreira da Fonseca, nascido em 11 de abril de 1872, em Entre Rios de Minas.
  3. Cirillo Ferreira da Fonseca, nascido em 9 de julho de 1880, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  4. Geraldino Ferreira da Fonseca, nascido em 10 de fevereiro de 1886, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  5. Joanna Ferreira da Fonseca, nascida em 24 de maio de 1887, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  6. Idelvina Ferreira da Fonseca, nascida em 31 de março de 1889, em Entre Rios de Minas (Brumado).
MARIA ILYDIA DA FONSECA (Filha de Ilydio Ferreira da Fonseca) nascida em 17 de janeiro de 1890, em Entre Rios de Minas, Estado de Minas Gerais, Brasil, filha de Ilydio Ferreira da Fonseca e Maria Lya da Assumpção. Foi batizada em 2 de novembro de 1890, em Olhos D'água, Entre Rios de Minas. Seus Padrinhos foram Marcelino Ferreira da Fonseca e Maria Augusta de Rezende. O batismo foi celebrado pelo Padre Antônio da Silva Leão.
Foi batizada apenas como Maria Ferreira da Fonseca, O nome Maria Ilídia da Fonseca é apenas no registro civil.
Maria Ilidia da Fonseca morreu em 1957, com aproximadamente 67 anos.

JOSÉ ELIZIÁRIO CHAVES (esposo de Maria Ilydia da Fonseca) nascido em 5 de outubro de 1895, em Lagoa Dourada, Estado de Minas Gerais, Brasil, filho de ELIZIÁRIO BAPTISTA CHAVES e LEOPOLDINA MARIA DE MIRANDA. Foi batizado em 13 de outubro de 1895, em Lagoa Dourada, Estado de Minas Gerais, Brasil. Seus padrinhos foram Jovelino Machado de Miranda e Maria Delfina dos Santos. O Batizado foi em Curralinho que é um distrito de Lagoa Dourada, no estado de Minas Gerais, Brasil, e foi celebrado pelo Padre Alfredo de Macedo.
José Eliziário Chaves morreu em 18 de junho de 1970, com 74 anos, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil. Foi enterrado em Conselheiro Lafaiete.

José Eliziário Chaves casou-se com Maria Ilydia Ferreira da Fonseca. Tiveram seis filhos:
  1. Heronides da Fonseca Chaves, nascido em 1920, em Entre Rios de Minas, Brasil.
  2. Alcibíades da Fonseca Chaves, nascido em Entre Rios de Minas.
  3. Sebastião da Fonseca Chaves, nascido em Entre Rios de Minas.
  4. Maria da Conceição Chaves Elias, nascida em 22 de setembro de 1927, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Dessa árvore, juntamente com Zilda da Fonseca Chaves são as únicas vivas hoje.
  5. Zilda da Fonseca Chaves.
MARIA CHAVES VIEIRA (Filha de Maria Ilydia da Fonseca) nascida em 1 de novembro de 1918, em Entre Rios de Minas, Brasil, filha de José Eliziário Chaves e Maria Ilydia da Fonseca. Maria Chaves Vieira faleceu em 4 de agosto de 2006, com 87 anos, em Juiz de Fora, Brasil.
OLINTO DE PAULA VIEIRA (Marido de Maria Chaves Vieira) nascido em 21 de março de 1918, em Cristiano Otoni, Brasil. Filho de OLYMPIO DE PAULA VIEIRA e MARIA VICENCIA DE RESENDE. Olinto morreu em 3 de junho de 1986, com 68 anos, em Juiz de Fora, Brasil.
Olinto de Paula Vieira casou-se com Maria Chaves Vieira e tiveram dez filhos, sendo que apenas um falecido quando criança.

17 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa. Sou descendente de Úrsula da Conceição cc Antônio Lopes Cançado. Não conhecia os ascendentes de João Ferreira da Fonseca cc Maria da Conceição, mas agora, graças a você, os conheço. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. E onde estão os FERREIRA DA FONSECA do Estado da Paraíba, os maiores plantadores de carnaúba? Meu pai por exemplo se chama José Ferreira da Fonseca e saiu de casa ainda jovem porque queria ser artista levando parte de um dote que deu para comprar até um pequeno hotel. Como um adorador de cinema levou o cinema nas costas que exibia por todo o interior do sertão nordestino com filmes mudos e de Carlitos. A exibição era feita nas paredes dos estabelecimentos e a cidade fazia festa quando ele aparecia, até lampião e seu cangaço assistiram filmes exibidos no alto sertão.

    ResponderExcluir
  3. Parente,
    Tem um ramo Ferreira da Fonseca (família da minha esposa) em Maripá de Minas, na Zona da Mata, que teve início pelo meado dos anos de 1800, com Francisco Ferreira da Fonseca c.c. Carlota Marcília de Jesus. Esta fazenda passou para seu sobrinho, Antonio Ferreira Martins, filho de José Ferreira da Fonseca que, por informação familiar, era casado com Ana Pereira de Souza. Nossa pesquisa está em www.familiaferreirafonseca.com.br
    José Luiz Machado Rodrigues: www.lujamachado@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de saber sobre minha familia ''DA FONSECA'' Apesar de meu nome não conter, mas sei que, meus bisavos parte de Pai Vieram de Minas para o Rio e se chamavam Joaquim Nicolau da Fonseca e Maria Eugênia de Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARO RONALDO, MEU BISAVO CHAMAVA SE JOAQUIM NICOLAO DA FONSECA, ERA DE ORIGEM PORTUGUESA (MINEIRO) E RADICOU SE EM CATANDUVA - SP, SEI QUE AI FALECEU...APESAR DE EXISTIREM GRANDE NUMERO DE PARENTES NÃO CONSEGUI AINDA NENHUM CONTATO. AO DEPARAR ME COM SUA BUSCA E A PROXIMIDADE DOS NOMES ...QUEM SABE?
      DIZIA MINHA AVO SER O PAI DELA HOMEM DE GRANDES POSSES LA EM CATANDUVA, INCLUSIVE FOI DOADOR DOS SINOS DA IGREJA DE SÃO DOMINGOS E TAMBEM DO TERRENO ETC...
      ABRAÇOS

      Excluir
  5. Prezados Senhores,
    Alguém tem alguma informação dos "Da Fonseca" que são oriundos da cidade da Guarda - Portugal minha Avô (1918) e os irmãos vieram para o Rio de Janeiro e Salvador e Belém do Pará.
    Meus Bisavós são Manoel Messias da Fonseca e Anna Francisca da Fonseca os tataravós : Antonio Maria da Fonseca e Maria Izabel da Fonseca (1860). Caso tenham informações > paulber.auditor@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. ESTOU PROCURANDO OS " DA FoNSECA" DA CIDADE DE GUARDA - PORTUGAL.
    PAULOBERNARDES.POJUCA.BA.GOV.BR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  7. Olá! sou Ferreira da Fonseca de Lagoa Dourada e vou buscar informações sobre elos perdidos nessa família, tenho alguns nomes que vi no cemitério na Capela Olhos D'água hoje pertencente a Entre rios de Minas, era na época dentro do território de Lagoa dourada que por sua vez pertencia a Prados , Gostaria de manter mais contato com todos para conseguirmos mais informações..obrigado...marcioadri@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Prezado.
    Meu nome é Paulo R Bernardes, sou filho de uma "da Fonseca" estes portugueses vieram da cidade da Guarda em Portugal., e primeiramente ficaram no Rio de Janeiro e minha avó Hilda da Fonseca, filha de Manoel Messias e de Anna Francisca da Fonseca, que veio para Salvador ao lado do irmão Augusto Antonio da Fonseca que foi para Belém do Pará, caso vc encontre um elo entre voces e os Fonseca da Guarda entre em contato comigo.
    Espero que sejamos parentes para que possamos fechar com mais dados .


    ou email para contato : paulobernardes.pojuca.ba.gov.br@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal! O meu avô se chamava Ermógenes Ferreira da Fonseca. Morava em Bocaiúva (Francisco Dumont- MG). Alguém, teria alguma informacão sobre ele ou parentes?

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha avó era Vicência Pinheiro dos Santos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia estou precisando verificar a veracidade desta informação
    "Na fazenda dos Olhos D’Água, de propriedade do Padre Gonçalo Ferreira da Fonseca, pertencente ao distrito de Entre Rios de Minas, foi onde o Cônego José Antônio Marinho escreveu sua História da Revolução Mineira (História da Revolução Liberal de 1842).
    Consegue me confirmar se essa fazenda existiu, e se eram amigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci a fazenda que pertenceu ao padre Gonçalo. Sua localização ficava aproximadamente 500 metros de distância da antiquíssima capela de Olhos D'água.Infelizmente a imponente fazenda foi destruída por um incêndio.

      Excluir
  12. Olá, minha esposa descende de Maria Thereza de Jesus, filha de Felisberto, casou com Ancelmo José Machado, sua filha Maria Carlota de Jesus casou com João Violante de Mello, a filha destes Filolina de Mello, casou com Isidoro da Silva Ramalho natural do Rio de Janeiro, pais de Alfredo da Silva Ramalho e Idalina Rosa da Cruz, cujos filhos/primos Epaminondas da Silva Ramalho e Maria de Mello Ramalho casaram-se e foram pais do avô da minha esposa.

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Alguém aqui conhece pessoas da família Ferreira, em Manaus-AM ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho realizado em resgatar a origem da família Ferreira Fonseca. Sou trineta de Luisa Maria de Jesus filha de Felisberto Ferreira da Fonseca. Fico encantada de encontrar nossos ancestrais e conhecer um pouco de suas histórias. Estou escrevendo a nossa historia também. Sou de Chalé/MG.

    ResponderExcluir