sábado, 8 de outubro de 2011

Árvore Genealógica da família Ferreira da Fonseca

Ferreira da Fonseca:

ANTÔNIO MARTINS: nascido em 1570, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Não se possui ainda dados quanto ao nome de pais e data de nascimento. Antônio morreu em 27 de outubro de 1624, com aproximadamente 54 anos, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Sabe-se também que ele se casou duas vezes, sendo que a primeira não possuímos dados referentes a ela e a segunda esposa é Catarina Ferreira.
CATARINA FERREIRA (Mulher de Antônio) nascida em 1580, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal, filha de JOÃO FERNANDES¹ e CATARINA FERNANDES² ³. Catarina morreu em 11 de janeiro de 1651, com aproximadamente 70 anos, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
¹nascido em 1525. Não se tem mais informações referentes a falecimento.  
²nascida em 1530. Tal como seu esposo, João Fernandes, não se sabe nada a seu respeito. 
³João Fernandes casou-se com Catarina Fernandes. Tiveram uma filha, de que temos conhecimento: Catarina Ferreira em 1580.
Antônio Martins, com aproximadamente 29 anos, casou-se com Catarina Ferreira, com aproximadamente 19 anos, em 14 de maio de 1600 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram sete filhos:
  1. André Fernandes, nascido em 1598, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. André morreu em 17 de fevereiro de 1682, com aproximadamente 83 anos.
  2. João Ferreira, nascido em 29 de junho de 1604, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  3. Manoel, nascido em 21 de maio de 1606, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  4. Domingos Ferreira, nascido em 10 de fevereiro de 1608, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.
  5. Catarina Martins Ferreira, nascida em 17 de janeiro de 1610, em Santa Bárbara, Angra do Heroísmo, Açores, Portugal.
  6. Mateus, nascido em 29 de setembro de 1615, não se sabe o local.

ANCESO FERREIRA (Filho de Antônio) sem mais informações.
MARIA MARTINS (Nora de Antônio) filha de ROQUE MARTINS BALIEIRO e ISABEL DIAS¹. Também sem informações.


¹Roque Martins Balieiro casou-se com Isabel Dias. Tiveram uma filha que conhecemos , Maria Martins.
Anceso Ferreira casou-se com Maria Martins em 13 de janeiro de 1641 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram três filhos:
Antônio Ferreira Belleriques, nascido em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Antônio era Sapateiro.
Manoel Ferreira Belleriques.

JOÃO FERREIRA BELLERIQUI (Filho de Anceso) nascido em 25 de agosto de 1653, em Açores, Portugal, filho de Anceso Ferreira e Maria Martins.
CATHARINA DIAS DA FONSECA (Nora de Anceso) nascida em 5 de março de 1662, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal.João Ferreira Belleriqui, com 26 anos, casou-se com Catharina Dias da Fonseca, com 18 anos, em 6 de maio de 1680 em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. Tiveram três filhos:
  1. Francisco Ferreira Belleriqui
  2. João Vieira da Fonseca

JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira Belleriqui) nascido em 2 de setembro de 1691, em Angra do Herísmo, Açores, Portugal, filho de João Ferreira Belleriqui e Catharina Dias da Fonseca. Entre 1691 e 1759, com aproximadamente 33 anos, imigrado para Provavelmente, Itaverava, Brasil. João morreu em 1759, com aproximadamente 67 anos, em (Itaverava).
Possuia o título de Capitão.

MARIA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira Belleriqui) nascida em 11 de agosto de 1715, em Nove Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal, filha de ANTÔNIO COELHO VALADÃO¹ e MARGARIDA DE SÃO JOÃO².


¹nascido em Ilha Terceira, Açores, Portugal.

²Antônio Coelho Valadão casou-se com Margarida de São João. Tiveram uma filha que conhecemos, Maria da Conceição em 1715.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Maria da Conceição. Tiveram três filhos:
  1. Ursula da Conceição, nascida em 28 de novembro de 1732 filha de João Ferreira da Fonseca e Maria da Conceição. Ursula morreu em 25 de janeiro de 1816, com 83 anos.
  2. Ana Josefa do Sacramento, nascida em Itaverava.
JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), nascido em Itaverava filho de João Ferreira da Fonseca e Mariada Conceição.
ANNA JACINTA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca), nascida em 12 de dezembro de 1746, em Congonhas, filha de FRANCISCO BORGES REGO e LUÍZA INÁCIA. Foi gravada no census em 1831, com aproximadamente 84 anos, em Olhos D'água.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Anna Jacinta da Conceição, com 12 anos, em 1 de outubro de 1759 em Entre Rios de Minas (Brumado). Tiveram sete filhos:
  1. Gonçalo Ferreira da Fonseca, nascido em 1772, em Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição. Gonçalo era Padre. Deixou um testamento, cujo testamenteiro foi seu sobrinho, o também padre Francisco Ferreira da Fonseca. Na época de seu testamento, ele já contava com 85 anos de idade.
  2. João Ferreira da Fonseca, que morreu em 24 de setembro de 1818.
  3. Francisco Ferreira da Fonseca.
  4. Eduardo Ferreira da Fonseca em 1780.
  5. Bernardina.
Nessa família, caro leitor, devemos nos ater ao fato de que em nossa genealogia é-nos interessante nos ater à dois filhos de João Ferreira da Fonseca, Damaso Ferreira da Fonseca (pai de Rita de Cássia) e Felisberto Ferreira da Fonseca (pai de João Ferreira da Fonseca). Então, Damaso Ferreira da Fonseca e Felisberto Ferreira da Fonseca, ambos filhos de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição, são dois irmãos. João Ferreira da Fonseca (filho do Felisberto Ferreira da Fonseca) e Rita de Cássia (filha do Damaso Ferreira da Fonseca) são primos em primeiro grau por parte de pai.

DAMASO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição.
JOSEFA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca), nascida em Entre Rios de Minas, Brasil filha de MANOEL DA COSTA RIBEIRO e FELÍCIA JACINTA DA CONCEIÇÃO.
Deixou seu testamento em 1870, sendo testamenteiro seu filho, o padre Francisco Ferreira da Fonseca, que também já tinha sido o testamenteiro do padre Gonçalo Ferreira da Fonseca, seu tio.
Damaso Ferreira da Fonseca casou-se com Josefa Joaquina da Conceição. Tiveram quatro filhos:
  1. Francisco Ferreira da Fonseca, padre e testamenteiro de seu tio Gonçalo Ferreira da Fonseca e sua mãe Josefa Joaquina da Conceição.
  2. Damaso Ferreira da Fonseca
  3. Maria Romana
  4. Rita de Cássia, que se casou com o alferes João Ferreira da Fonseca, filho de Felisberto Ferreira da Fonseca, irmão de seu pai, Damaso Ferreira da Fonseca.
FELISBERTO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca), nascido em 1775, em Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição. Felisberto morreu em 8 de maio de 1880, com aproximadamente 104 anos, em Bom Sucesso, Minas Gerais, Brasil.
Felisberto Ferreira da Fonseca faleceu em 08 de Maio de 1880 em Bom Sucesso, segundo anotações de Sabino Francisco de Barros. Segundo inventário ele faleceu em 1861.
JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO (Nora de João Ferreira da Fonseca) nascida em Barbacena, Minas Gerais, Brasil filhade FRANCISCO RIBEIRO NUNES¹ e JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO². Joana morreu em 17 de maio de 1865 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil.
¹nascido em Pena Fiel, Porto, Portugal. Francisco morreu em 22 de junho de 1806 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil.
²nascida em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Joana morreu em 29 de setembro de 1820.
Felisberto Ferreira da Fonseca, com aproximadamente 28 anos, casou-se com Joana Maria da Conceição em 12 de junho de 1804 em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Tiveram doze filhos:
  1. Ritta Desconhecido em 1805
  2. José Desconhecido em 1807
  3. Marianna Desconhecido em 1809
  4. Manoel Desconhecido em 1810
  5. Eufrásia Joaquina da Conceição em 1818
  6. Maria Tereza de Jesus em 1819
  7. Anna Jacinta da Conceição em 1822
  8. Maria do Carmo de Jesus em 1824
  9. Joaquina Clara de Jesus em 1825
  10. Luíza Maria de Jesus, nascida em 9 de dezembro de 1829. Luíza morreu em 15 de fevereiro de 1910, com 80 anos.
  11. Francisco Ferreira da Fonseca, nascido em 9 de novembro de 1832.
JOÃO FERREIRA DA FONSECA (Filho de Felisberto Ferreira da Fonseca) nascido em 12 de julho de 1812, em Prados, filho de Felisberto Ferreira da Fonseca e Joana Maria da Conceição.
RITA DE CÁSSIA (Filha de Damaso Ferreira da Fonseca) nascida filha de Damaso Ferreira da Fonseca e Josefa Joaquina da Conceição.
João Ferreira da Fonseca casou-se com Rita de Cássia. Tiveram um filho, que os arquivos nos permitiram catalogar.

ILYDIO FERREIRA DA FONSECA (Filho de João Ferreira da Fonseca) nascido filho de João Ferreira da Fonseca e Rita de Cássia.
MARIA LYA DA ASSUMPÇÃO (DE CÁSSIA), da qual só possuímos o nome.

Ilydio Ferreira da Fonseca casou-se com Maria Lya da Assumpção. Tiveram sete filhos:
  1. João Ferreira da Fonseca, nascido em 8 de maio de 1870, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  2. Ildefonso Ferreira da Fonseca, nascido em 11 de abril de 1872, em Entre Rios de Minas.
  3. Cirillo Ferreira da Fonseca, nascido em 9 de julho de 1880, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  4. Geraldino Ferreira da Fonseca, nascido em 10 de fevereiro de 1886, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  5. Joanna Ferreira da Fonseca, nascida em 24 de maio de 1887, em Entre Rios de Minas (Brumado).
  6. Idelvina Ferreira da Fonseca, nascida em 31 de março de 1889, em Entre Rios de Minas (Brumado).
MARIA ILYDIA DA FONSECA (Filha de Ilydio Ferreira da Fonseca) nascida em 17 de janeiro de 1890, em Entre Rios de Minas, Estado de Minas Gerais, Brasil, filha de Ilydio Ferreira da Fonseca e Maria Lya da Assumpção. Foi batizada em 2 de novembro de 1890, em Olhos D'água, Entre Rios de Minas. Seus Padrinhos foram Marcelino Ferreira da Fonseca e Maria Augusta de Rezende. O batismo foi celebrado pelo Padre Antônio da Silva Leão.
Foi batizada apenas como Maria Ferreira da Fonseca, O nome Maria Ilídia da Fonseca é apenas no registro civil.
Maria Ilidia da Fonseca morreu em 1957, com aproximadamente 67 anos.

JOSÉ ELIZIÁRIO CHAVES (esposo de Maria Ilydia da Fonseca) nascido em 5 de outubro de 1895, em Lagoa Dourada, Estado de Minas Gerais, Brasil, filho de ELIZIÁRIO BAPTISTA CHAVES e LEOPOLDINA MARIA DE MIRANDA. Foi batizado em 13 de outubro de 1895, em Lagoa Dourada, Estado de Minas Gerais, Brasil. Seus padrinhos foram Jovelino Machado de Miranda e Maria Delfina dos Santos. O Batizado foi em Curralinho que é um distrito de Lagoa Dourada, no estado de Minas Gerais, Brasil, e foi celebrado pelo Padre Alfredo de Macedo.
José Eliziário Chaves morreu em 18 de junho de 1970, com 74 anos, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil. Foi enterrado em Conselheiro Lafaiete.

José Eliziário Chaves casou-se com Maria Ilydia Ferreira da Fonseca. Tiveram seis filhos:
  1. Heronides da Fonseca Chaves, nascido em 1920, em Entre Rios de Minas, Brasil.
  2. Alcibíades da Fonseca Chaves, nascido em Entre Rios de Minas.
  3. Sebastião da Fonseca Chaves, nascido em Entre Rios de Minas.
  4. Maria da Conceição Chaves Elias, nascida em 22 de setembro de 1927, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Dessa árvore, juntamente com Zilda da Fonseca Chaves são as únicas vivas hoje.
  5. Zilda da Fonseca Chaves.
MARIA CHAVES VIEIRA (Filha de Maria Ilydia da Fonseca) nascida em 1 de novembro de 1918, em Entre Rios de Minas, Brasil, filha de José Eliziário Chaves e Maria Ilydia da Fonseca. Maria Chaves Vieira faleceu em 4 de agosto de 2006, com 87 anos, em Juiz de Fora, Brasil.
OLINTO DE PAULA VIEIRA (Marido de Maria Chaves Vieira) nascido em 21 de março de 1918, em Cristiano Otoni, Brasil. Filho de OLYMPIO DE PAULA VIEIRA e MARIA VICENCIA DE RESENDE. Olinto morreu em 3 de junho de 1986, com 68 anos, em Juiz de Fora, Brasil.
Olinto de Paula Vieira casou-se com Maria Chaves Vieira e tiveram dez filhos, sendo que apenas um falecido quando criança.

domingo, 28 de agosto de 2011

Testamento: Felisberto Ferreira da Fonseca

Felisberto Ferreira da Fonseca, nascido em 1775, em Prados, filho de João Ferreira da Fonseca e Anna Jacinta da Conceição. Ele faleceu em 8 de maio de 1880, com aproximadamente 104 anos, em Bom Sucesso, Minas Gerais, Brasil.
Na década de LX do século XIX ele redige o seu testamento, que nos serve de fonte comprovatória de nossa Árvore Genealógica. Desde então publica-se seu testamento neste intuito.

FELISBERTO FERREIRA DA FONSECA

Inventário
(partilha amigável dos seus herdeiros)

FÓRUM DR GERALDO ARAGÃO FERREIRA - Mar de Espanha-MG

Ano:1856
Documento: Partilha amigável
Inventariado: Felisberto Ferreira da Fonseca
Inventariante : Joana Maria da Conceição
Data: 4 de agosto de 1856, Vila de Mar de Espanha, Comarca de Muriaé
Transcrito e disponibilizado por Paulo Cezar Ribeiro Luz

Viúva e filhos herdeiros de Felisberto Ferreira da Fonseca:
- Joana Maria da Conceição;
- Manoel da Costa Ribeiro e sua mulher Mariana Euquéria de Almeida;
- Leandro José de Almeida e sua mulher Maria Romana;
- João Ferreira da Fonseca e sua mulher Rita de Cássia;
- José Francisco de Mendonça Pires e sua mulher Eufrásia Joaquina da Conceição;
- Anselmo José Machado e sua mulher Maria Teresa de Jesus;
- Fortunato Rodrigues Campos e sua mulher Ana Jacinta da Conceição;
- Onofre Rodrigues Campos e sua mulher Maria do Carmo de Jesus;
- Antonio Ferreira da Fonseca e sua mulher Vicência Jacinta da Conceição;
- Pedro de Alcântara José da Rocha e sua mulher Joaquina Clara de Jesus;
- Hilário Rodrigues Pereira e sua mulher Luiza Maria de Jesus;
- Francisco Ferreira da Fonseca e sua mulher Carlota Marcília de Jesus.

Louvados: Pedro Marçal da Costa e Domingos José Medina

Benfeitorias:

- uma casa de sobrado, senzalas, paiol, engenho, monjolos, terreiro cercado de paredões, quintal, pastos de grama angolinha, benfeitorias do terreiro 5:000$000
- uma casa no arraial do Espírito santo 1:500$000
- 450 alqueires de terras de cultura 22:500$000
- 50 alqueires de pastos 1:500$000
- 200 alqueires na fazenda da Grama 14:000$000
- 60 alqueires 2:500$000
- 30.000 pés de café que dão frutos 3:000$000
- 18.000 pés de café 720$000
- 550 arrobas de café 720$000

Dívidas ativas:

- José Garcia _________ Bretas 4:980$000
- D. Eufrásia Joaquina da Conceição 1:600$000
- Narciso José de Almeida 7:600$000

Dívidas passivas:

- Manoel da Costa Ribeiro 940$000
- Francisco Ferreira da Fonseca 693$000
- Ao finado Candido Ferreira da Fonseca 2:554$089
- Importam os bens inventariados e louvados a quantia de .............. 110:142$760

Outros dados do inventário:

- Foi expedida uma procuração em 8 de junho de 1856, no distrito de Nossa Senhora do Patrocínio, termo da Vila de Ubá, em nome de Ana Jacinta da Conceição, moradora neste distrito. Constituiu como procuradores seu marido Fortunato Rodrigues de Campos, Manoel da Costa Ribeiro e o Capitão Gervásio Antonio da Silva Pinto, com poderes para tratarem dos assuntos relacionados ao inventário do seu pai Felisberto Ferreira da Fonseca. Foram testemunhas Antonio José da Silva e Faustino José da Silva.

- Foi expedida uma procuração em 9 de junho de 1856, no distrito de Brumado, do município de Queluz, comarca de Ouro Preto em nome de João Ferreira da Fonseca e sua mulher Rita de Cássia, constituindo bastante procurador a seu irmão e cunhado Antonio Ferreira da Fonseca, morador no distrito do Espírito Santo. Serviram como testemunhas o Professor Francisco Xavier da Silva e Antonio Xavier da Silva.